A criação do movimento Body Art na Europa e nos Estados Unidos, no final da década de 60, representa o reconhecimento da capacidade de comunicação do corpo humano, do próprio artista ou de qualquer outra pessoa, enquanto veículo portador de ideias e de atitudes, explorando de forma direta e livre de preconceitos temas como o género e a sexualidade. Foi fortemente influenciado pela cultura do corpo, da nudez, da comunicação corporal e da liberdade sexual, que marcaram os inícios dos anos 60. As manifestações de Body Art assumiam geralmente o carácter de performances, onde os artistas se exprimiam de forma pessoal, revelando tendências muito diversas.
- Vertente da arte contemporânea que toma o corpo como meio de expressão e/ou matéria para a realização dos trabalho.
- O Corpo do artista é o suporte para realizar intervenções, de modo geral, associadas à violência, à dor e ao esforço físico.
- O corpo é encarado em sua materialidade (sangue, suor, química e física do corpo), como um vasto campo de possibilidades criativas.
- A Body Art reedita certas práticas utilizadas por sociedades "primitivas", omo pinturas corporais, tatuagens e inscrições diversas sobre o corpo.
PRINCIPAIS ARTISTAS
- Viennois Gunter
- Rudolf Schwarzkogler
- Chris Burden
- Gina Pane
- Yves Klein
- Vito Acconci
- Dennis Oppenheim
- Urs Luthi
- Michel Journiac
cade movimento artistico
ResponderExcluirme ajuda por favor